O MUNDO EM PROCESSO DE CURA

Acostumados apenas a consumir notícias negativas a cerca do Corona Vírus esquecemos que a Pandemia, de certo modo, pode ter o seu lado positivo. Nas últimas semanas o mundo, em meio a todo o caos em que está inserido, vem nos mostrando que não é só de tragedias que se tem vivido. O exemplo mais claro que tem se discutido e chamado atenção nas redes sociais é sobre como o covid-19 está ajudando na preservação do meio ambiente.

O primeiro país a apresentar melhoras na questão ambiental foi a China. O país que é famoso por ser um dos maiores poluentes mundiais, liberando a maiores quantidades de CO² e NO² (dióxido de carbono e hidrogênio) na atmosfera do planeta, reduziu em até 25% das emissões durante a pandemia (de acordo com a Carbon Brief) . Entende-se que o isolamento social permitiu que esse fenômeno fosse possível.

Imagem retirada da internet / Densidade de NO2 troposférico em Wuhan em μmol/m2

O segundo país a apresentar as melhorias ambientais foi a Itália. Acostumada a ter números elevados na área do turismo, a cidade de Veneza viu, pela primeira vez, seus canais ficarem mais claros e voltarem a ter a presença de peixes. As imagens que circularam na internet chamaram a atenção por mostrarem a nova realidade dos canais mais famosos do mundo.

créditos: https://www.receitadeviagem.com.br/canais-de-veneza-limpos-covid-19/

Outra questão que tomou conta das redes sociais nas últimas semanas foi a cerca da vibração da terra. Segundo os sismógrafos e geofísicos, o isolamento social tornou a terra mais silenciosa. Hoje apresentando menor circulação de pessoas e, consequentemente, rodoviárias o nível de vibração da crosta terrestre diminuiu de 30% a 50%. Entende-se que dessa forma a crosta se move menos (e não, isso não quer dizer que a terra está parando).

São nesses momentos em que o isolamento social é visto como benéfico de forma geral. Com as pessoas desacelerando conseguimos ver o quanto a terra tem o poder de se regenerar e reinventar. Nada mais justo que colaborar, não é mesmo?

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora